Missão:
“Assistir a população no atendimento hospitalar, sem qualquer distinção religiosa, social, racial ou econômica, movido pelos princípios da fraternidade e solidariedade”.
Visão:
“Ser reconhecido pela excelência no atendimento médico-hospitalar com qualidade, competência e resolutividade, incorporando todas as tecnologias necessárias à satisfação de nossa clientela”.
Valores:
Responsabilidade com ética Humanismo com qualidade Fé e caridade Respeito à nossa História
Históricos:
A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro, instituição filantrópica, foi fundada em 28 de março de 1885 com a finalidade de servir a comunidade rioclarense e “manter um hospital exercitando a caridade”. Entidade católica baseou-se nos moldes da primeira Misericórdia fundada no mundo, a Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, Portugal. Neste mesmo ano, o Sr. Francisco de Assis Negreiros cedeu à Irmandade, o uso do prédio e terrenos para instalações do hospital. Nesta época, os primeiros funcionários foram contratados para a aplicação de ventosas e sanguessugas e a condução de enfermos e cadáveres. Em 08 de setembro de 1922 foi inaugurado o atual prédio da Santa Casa em terreno doado pelo Sr. Miguel Arcanjo Rinaldi. Já em 1965 foi construído mais um prédio destinado à Maternidade Rio Claro e que, em 2000, foi totalmente remodelado visando o atendimento de convênios e particulares. Com o intuito de continuar prestando um excelente serviço à população, a Santa Casa de Rio Claro buscou novas alternativas de recursos criando seu próprio Plano de Saúde – Santa Casa Saúde – contando hoje com aproximadamente 17.500 vidas. Mantém ainda a Farmácia da Santa Casa, destinada a funcionários, pacientes, usuários do Plano de Saúde e que também serve à toda a comunidade de Rio Claro e região. Desde sua fundação, a Santa Casa tem proporcionado inúmeros benefícios na área da saúde, especialmente à população mais carente. Sua estrutura hospitalar garante um atendimento de ótima qualidade à população através de convênio com o Sistema Único de Saúde - SUS. A Santa Casa de Rio Claro é um hospital filantrópico geral de médio porte. Atende uma população estimada de 239.070 habitantes da micro-região de Rio Claro que compreende também as cidades de Analândia, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina e Santa Gertrudes. Instalada numa área de 35.523 m², com aproximadamente 8.000 m² de área construída, conta com 129 médicos no seu corpo clínico e 558 funcionários.